Resenha do Livro
"Agora" de
Beatriz Barreto
Um dia Marco e sua mãe Carmem saíram para passear para com Maria, sua irmã mais nova que completava dois anos naquele dia. Mas o que Marco não esperava era que o passeio surpresa era na verdade em um orfanato, e que sua mãe os deixaria lá para sempre. No Orfanato Marco conheceu Cris, que era a cozinheira do Orfanato.
Ela era uma pessoa sorridente e logo criou um grande laço de amizade com Marco, pois ela lhe trazia Lichias todos os dias e eles passaram a adorar ficar um ao lado do outro. Quatro anos se passaram, Marco e Maria já tinham se acostumado as regras do Orfanato e também a suas rotinas diárias. Estávamos planejando uma festa surpresa para Maria naquela noite, quando um homem aparece dizendo ser meu Tio e que ele irá nos adotar.
Ele explica que só descobriu que a mãe de Marco tinha os abandonado em um orfanato a poucas semanas e que ele já tinha arrumado toda a papelada para nos adotar e que nós iríamos embora do Orfanato na manhã seguinte. Quando eles chegaram a casa de seu Tio Renato, viram que a casa era chique e que cada um teria o seu quarto, eles já estavam acostumados a dormirem separados então isso não ia ser problema.
Alguns meses após terem ido morar com seu Tio, Marco o pega conversando com sua Mãe Carmem pelo telefone em quanto ele diz para ela que não tem dinheiro para o pagar e então ela diz que virá nos levar embora. Algumas semanas depois sua Mãe vai até a casa de seu Tio e os leva embora de volta para São Paulo. Chegando lá eles viram a casa toda suja e sua mãe os obrigou a limpar a casa se não eles apanhariam.
Três anos se passaram, Marco e Maria ainda faziam as sua tarefas para não apanharem mas mesmo assim apanhavam todo dia. Até que um dia seu Padrasto deu uma surra em Marco e Maria e mentiu para a Mãe deles falando que Marco tinha o irritado muito e sua Mãe o expulsou de casa. Marco então vai dormir na rua. Ao acordar no outro dia, come com um pouco do dinheiro que seu Tio Renato tinha lhe dado antes de irem embora de sua casa, mas pensa que o dinheiro não vai durar muito, então ele compra garrafinhas de água para vender no farol e consegue repor o dinheiro, porem naquela noite ele é assaltado.
Após algum tempo Lucas está morando com Maxi, um homem que hoje era como um Pai para Marco, mas Maxi teve falência nos seus rins e Marco ofereceu doar um para ele, mas apesar de seu rim não ser compatível com o de Maxi ele não aceitou o rim de Marco, e algum tempo depois de várias cirurgias Maxi falece.
No velório Marco recebe a notícia de que tem uma carta de Maxi para ele no Hospital, então assim que o velório acaba Marco saí correndo para buscar a carta no Hospital. Chegando lá quem lhe entrega a carta é Juliana, uma enfermeira do hospital. Marco lê a carta e se emociona então Juliana se senta ao de Marco lhe passa seu número para ele ligar para ela.
Marco após algum tempo e começar a separar as coisas de Maxi, separando o que ele vai guardar, o que vai para doação e o que vai para o lixo. Quando ele abre uma das últimas gavetas acha um envelope cheinho, então o abre e lê o bilhete.. “Eu já havia planejado tudo, guardei esse dinheiro para você, Marco. Realize o seu sonho. Maxi” Marco tira o resto do conteúdo do envelope e vê vários cheques com quantias muito altas, então no outro dia Marco comprou uma concessionária realizando o seu sonho.
Maria tinha voltado a morar no Orfanato, mas como Marco já tinha dezoito anos ele resolveu levar sua irmã Maria para morar com ele e assinou os papéis para “adotar” sua irmã . Após alguns dias Marco começa a passar mal e descobre que também havia perdido os rins e que se ele não fizesse um transplante ele morreria igual a Maxi.
Mas a única doadora compatível que apareceu era sua própria Mãe, ele então negou receber o rim de sua mãe mas e tentará o convencer de que ela havia s convertido a igreja. Após ir tomar um café com sua Mãe, Marco concordou em receber o rim de sua mãe e o transplante deu certo. Agora Marco estava noivo de Juliana, a enfermeira do Hospital que ele chamou para sair alguns dias após a morte de Maxi, Maria tinha ido para a Faculdade e estava morando em seu próprio apartamento.
Então no final, a vida de Marco se tornou a vida que ele sempre quis, e agora el estava feliz e formando a sua própria família.
Esse livro apresenta uma grande história de superação, mostra que se nós corrermos atrás dos nossos sonhos eles se realizaram. A Beatriz Barreto conseguiu mostrar nesse livro uma história doce de superação, eu tenho certeza que você vai se apaixonar pelo livro e vai amar a história.
Livro: Agora!
Páginas: 161.
Autora: Beatriz Barreto.
Editora Coerência
Nuno Mellark